NOSSAS SEMENTES

Carioca
Sementes de Feijão
BRS EstilO

A cultivar BRS Estilo tem potencial para se tornar o novo padrão de referência no mercado de feijão carioca. É uma excelente opção tanto para sistemas de alto desempenho quanto para ambientes com menor nível tecnológico. Apresenta porte ereto, alta produtividade, grãos com excelente qualidade comercial, resistência às principais doenças e ao acamamento, além de ser adaptada à colheita mecânica direta. Sua qualidade já foi comprovada por meio de uma ampla rede de parceiros da Embrapa Arroz e Feijão.
Sementes de Feijão
Pérola

A cultivar Pérola é uma cultivar de feijoeiro comum do grupo comercial carioca e possui ciclo normal (85 a 95 dias).
Possui como principais características o alto potencial produtivo e grãos de elevado padrão comercial.
Tem porte semiereto, apresenta massa de 100 grãos em torno de 27g e ciclo normal.
Tem como público-alvo os agricultores e associações, as cooperativas, empresas produtoras e licenciadas para produção e comercialização de sementes.
Sementes de Feijão
BRS FC104

A cultivar BRS FC104 pertence ao grupo de feijões do tipo carioca e se destaca pela superprecocidade, com ciclo de apenas 60 a 65 dias. É reconhecida pela excelente sanidade entre as cultivares precoces e pelo elevado potencial produtivo, alcançando até 3.800 kg/ha. Possui ainda destaque por apresentar a maior produtividade por dia de ciclo (1 saca/dia) e qualidade superior de grãos, com rendimento de 84% na peneira 11.
Sementes de Feijão
BRS FC402 • FEIJÃO CARIOCA

A cultivar BRS FC402 apresenta alto potencial produtivo e qualidade comercial de grãos, sendo testada e aprovada pela indústria. Seus grãos são uniformes, com alto rendimento de peneira, garantindo excelente performance no mercado.
Sementes de Feijão
BRS FC415

A cultivar BRS FC415 é um feijão carioca de escurecimento lento, com alta qualidade comercial dos grãos e resistência a doenças de solo. Essas características proporcionam maior vida útil de prateleira sem depreciação da cor e permitem produção em áreas com histórico de contaminação por Fusarium.
Possui massa de 100 grãos de 25 g, ciclo normal de 85 a 95 dias e arquitetura de planta semiereta. A colheita pode ser realizada de forma mecanizada direta.
Sementes de Feijão
IPR Águia

A Cultivar IPR Águia foi recomendada ao setor produtivo por apresentar escurecimento lento dos grãos armazenados, tempo curto de cozimento de 22 minutos, coloração do caldo marrom-claro e teor médio de proteína de 22%. É recomendado o plantio no espaçamento entre linhas de 0,45 a 0,50 metros e 8 a 10 plantas por metro linear, resultando em 180.000 a 220.000 plantas por hectare.
Sementes de Feijão
IPR Sabiá

A resistência da cultivar de feijão carioca IPR Celeiro ao mosaico dourado é do tipo horizontal, também chamada de resistência parcial. Isso significa que as plantas podem ser infectadas pelo vírus, mas apresentam apenas sintomas leves da doença e sofrem danos reduzidos.
Sementes de Feijão
IPR Campos Gerais

IPR Campos Gerais é adaptada para plantio nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu potencial produtivo chega bem próximo de quatro toneladas por hectare, ficando pronta para colheita em menos de 90 dias. As plantas têm porte ereto e podem ser colhidas mecanicamente, segundo Vânia Cirino.
Cor da vagem na maturação fisiológica: verde com venações rosadas
Cor da vagem na maturação de colheita: creme
Perfil da vagem: semiarqueado
Ápice: abrupto
Forma do dente apical: arqueada
Posição do dente apical: não marginal
Número médio de vagens por planta: 14 vagens
Número médio de sementes por vagem: 5 sementes
Número médio de lóculos por vagem: 6 lóculos
Comprimento médio das vagens: 10 cm
Sementes de Feijão
IAC 1849 Polaco

A cultivar IAC 1849 – Polaco se destaca pela precocidade (70 a 78 dias), qualidade do grão e excelente aceitação de mercado.
Apresenta tolerância ao escurecimento dos grãos, alto rendimento de peneira e caldo espesso de alta qualidade.
Possui hábito de crescimento determinado tipo I, peso médio de mil grãos em torno de 280 g e alto padrão comercial.
Sementes de Feijão
IAC 1850

A cultivar IAC 1850 apresenta alto potencial produtivo, alcançando até 79 sc/ha, com ciclo médio de 85 a 90 dias. Possui hábito de crescimento indeterminado tipo II, plantas vigorosas com raízes fortes e boa uniformidade. Apresenta tolerância mediana ao escurecimento dos grãos e rendimento acima de 95% na peneira 11. Os grãos possuem peso médio de mil sementes em torno de 270 g.
Sementes de Feijão
IAC 2051

A cultivar IAC 2051 se destaca pela tolerância ao escurecimento dos grãos, elevado rendimento de peneira (acima de 98% na peneira 11) e excelente aceitação de mercado. Possui caldo espesso de alta qualidade, testado e aprovado pela indústria. Apresenta ciclo médio de 85 a 90 dias, hábito de crescimento indeterminado tipo II e potencial produtivo de até 77 sc/ha. Seus grãos têm peso médio de mil sementes em torno de 310 g.
Sementes de Feijão
IAC 2560 • Nelore

A cultivar IAC 2560 – Nelore apresenta tolerância ao escurecimento dos grãos e alta tolerância à antracnose, com excelente aceitação de mercado.
Possui ciclo médio normal (80 a 85 dias), hábito de crescimento indeterminado tipo II e caldo espesso de alta qualidade, testado e aprovado pela indústria.
Destaca-se pela uniformidade das vagens, alto rendimento e grãos de padrão superior.
PRETO
Sementes de Feijão
IPR Urutau

» Porte ereto;
» Possibilita colheita mecânica;
» Alto potencial produtivo;
» Indicado para colheita mecânica;
» Boa qualidade comercial e culinária dos grãos.
Sementes de Feijão
IPR Tuiuiú

IPR Tuiuiú é uma cultivar de feijão do grupo comercial preto, desenvolvida pelo IAPAR, que apresenta alto potencial de rendimento e ampla adaptação.
Sementes de Feijão
BRS FP 403 • Feijão Preto

A cultivar BRS FP 403 é um feijão preto de alto potencial produtivo, com grãos graúdos de qualidade superior, aprovados pelas indústrias. Apresenta tolerância ao Fusarium oxysporum, garantindo maior segurança produtiva para o agricultor.
Sementes de Feijão
IAC Veloz

A cultivar TAC Veloz se destaca pela precocidade e alta produtividade, apresentando ciclo médio de 75 a 82 dias e potencial produtivo de até 70 sc/ha. Possui porte ereto que facilita a colheita mecânica, raízes fortes, plantas vigorosas e hábito de crescimento determinado tipo I. Os grãos apresentam peso médio de mil sementes de 270 g.
É indicada para agricultores, cooperativas, associações e empresas licenciadas para a produção e comercialização de sementes.
Sementes de Feijão
IAC 2358 • Unamax

A cultivar IAC 2358 – Unamax é um feijão preto de alta qualidade e produtividade, com excelente aceitação de mercado e ampla aprovação pela indústria.
Possui ciclo médio normal (85 a 90 dias), hábito de crescimento indeterminado tipo II e se destaca pelo caldo escuro e espesso, além do alto rendimento de peneira.
Seu público-alvo são agricultores, cooperativas, associações e empresas licenciadas para produção e comercialização de sementes.
Rajado
Sementes de Feijão
IAC 2153 • Cranberry

A cultivar IAC 2153, conhecida como “Cranberry”, é indicada principalmente para exportação. Possui ciclo médio normal de 75 a 80 dias, hábito de crescimento determinado tipo I e destaca-se pela qualidade excepcional dos grãos após a cocção, apresentando maciez, sabor e caldo espesso. Tem alto potencial produtivo, podendo alcançar até 60 sacas/ha, e peso médio de mil grãos em torno de 630 g.
Seu público-alvo são agricultores, cooperativas, associações e empresas licenciadas para a produção e comercialização de sementes.
Sementes de Feijão
IAC HARMONIA

A cultivar IAC Harmonia produz grãos rajados de excelente qualidade, com boa aceitação de mercado. Apresenta precocidade, com ciclo médio variando de 75 a 80 dias, e potencial produtivo estimado em 64 sc/ha.
Sementes de Feijão
BRSMG Realce – Feijão Rajado

A cultivar BRSMG Realce, do grupo comercial rajado, apresenta alto valor agregado, devido à excelente qualidade culinária e aos grãos diferenciados. Possui bom potencial produtivo, com produtividade média de 2.128 kg/ha, chegando a ser até 8% superior às testemunhas em ensaios realizados em Minas Gerais. Apresenta porte ereto, hábito de crescimento determinado tipo I, sendo adaptada à colheita mecanizada direta.
Rosinha
Sementes de Feijão
BRS FS212

A cultivar BRS FS212 pertence ao grupo comercial rosinha e se destaca pelo ciclo precoce e pelos grãos de tamanho superior em comparação às demais cultivares do mesmo grupo disponíveis no portfólio da Embrapa. Além disso, apresenta moderada resistência à antracnose, tornando-se uma opção atrativa para regiões suscetíveis a essa doença.
Registrada para cultivo nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, representa uma alternativa de alto desempenho agronômico e excelente qualidade comercial.
VERMELHO
Sementes de Feijão
Ouro Vermelho

A cultivar Ouro Vermelho apresenta ampla adaptabilidade e estabilidade de produção, especialmente nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais. É resultado do primeiro ciclo de seleção recorrente do Programa de Melhoramento de Feijão da UFV, em parceria com EPAMIG, UFLA e Embrapa Arroz e Feijão.
Destaca-se pela excelente qualidade comercial e tecnológica dos grãos, de cor vermelha brilhante, considerados padrão no mercado de feijão-vermelho. Possui hábito de crescimento indeterminado, porte prostrado (tipo III), ciclo médio de 80 a 90 dias e floração em torno de 38 dias. O peso médio de 100 grãos é de 25 g e o potencial produtivo supera 45 sc/ha.
Sementes de Feijão
IAC 2156 • Dark Red Kidney

A cultivar IAC 2156 – Dark Red Kidney pertence ao grupo comercial vermelho graúdo (tubular) e se destaca pelo alto potencial produtivo e excelente aceitação de mercado.
Possui ciclo médio normal (75 a 80 dias), hábito de crescimento determinado tipo I e grãos de alta qualidade, que preservam maciez e cor após o cozimento.
Tem como público-alvo agricultores, associações, cooperativas e empresas licenciadas para produção e comercialização de sementes.
Sementes de Feijão
BRSMG Marte • Feijão Vermelho

A cultivar BRSMG Marte é uma excelente opção de feijão-vermelho para os agricultores de Minas Gerais, especialmente para as regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Apresenta alto potencial produtivo, superior a 45 sacas/ha, e grãos vermelhos-brilhantes e graúdos (28 g por 100 sementes). Possui arquitetura ereta, com porte indeterminado tipo II, favorecendo a colheita mecânica. O ciclo da planta é de aproximadamente 80 dias da emergência à colheita, com florescimento em média aos 34 dias. A cultivar é tolerante à mancha-angular e suscetível à ferrugem e crestamento bacteriano comum.





















